Teresa Alves

“Fui descobrir o significado da minha vida, ajudando as pessoas a descobrirem o sentido das suas” (Viktor Frankl)

E esta é sem dúvida, a frase que caracteriza o meu percurso. Ser psicóloga é para mim muito mais do que uma profissão, é uma missão de vida. Acredito que não se pode ser psicóloga apenas por formação, tem de ser psicóloga por paixão, por amor, por vocação, tem de se nutrir interesse genuíno pelas pessoas que nos escolhem e confiam em nós para as acompanhar num momento, eventualmente difícil, das suas vidas.


Procuro todos os dias melhorar-me, como pessoa e como profissional. Norteada por valores de honestidade, integridade, procuro investir numa atualização constante do conhecimento científico através da formação, indo de encontro às exigências e desafios desta profissão, sem nunca perder de vista a componente humana que tanto prezo na minha prática profissional. Como escreveu Carl Jung “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.”


Adoto uma abordagem terapêutica integrativa, considerando e respeitando sempre o contexto da pessoa, as suas características pessoais, crenças, história de vida, fragilidades e potencialidades, a sua liberdade e os seus objetivos. Porque o mesmo guião não serve para todos os autores, e procuro, por isso, construir em conjunto com cada pessoa o seu próprio guião terapêutico, num ambiente de acolhimento, de não julgamento, de confidencialidade e ética, com o objetivo final de lhe devolver a sua autonomia, o seu bem-estar emocional e psicológico, para que alcance os seus objetivos de forma sustentada e segura. Porque cada um de nós é autor da sua própria narrativa e é livre nas suas escolhas. Cada um de nós é a nossa própria história, mas com um presente e um futuro intactos e que podem ser modificados hoje e a partir de agora. Ter a honra de testemunhar a felicidade no rosto das pessoas, a melhoria da sua qualidade de vida, o alcance dos seus objetivos, poder contribuir para a sua saúde e bem-estar é o que me enche de alegria e satisfação e esta é sem dúvida, a maior de todas as gratificações.


Estarei aqui para quando lhe fizer sentido!